(tradução livre de “Making online privacy your default”, por Susan Lin)

lancei esta newsletter com a premissa de divulgar boas práticas de segurança pessoal. aqui está.

a origem do username

no começo deste ano, me tornei Mintlodica. mint, meu tom favorito, e melodica, o instrumento que garotas manic pixie dos sonhos tocam. meu username costumava ser meu nome verdadeiro, e essa ideia se mostrou não ser muito boa. estou satisfeita e um pouco revoltada em informar que camuflar a identidade real por trás de uma virtual funciona. podem me conhecer por Susan, mas o assédio é muito menor. Mintlodica passa a ser um estúdio, não uma pessoa. no que diz respeito a nomes, evitar “abertura e disponibilidade a qualquer custo” ajuda a manter a privacidade.

é recomendado deletar neste exato momento tudo aquilo que puder ser deletado. desativar e deletar o facebook foi uma das melhores decisões que já tomei. muitos sites dificultam o processo de remoção de contas, e acontece que esses são justamente os sites com os quais é preciso maior preocupação. se você possui dados armazenados em qualquer plataforma por um período razoável de tempo, considere a opção de apagá-los. muitas vezes não podemos confiar em corporações para que o façam por nós, já que vivemos em um mundo em que nem mesmo o conteúdo que julgamos desaparecer é apagado permanentemente. precisamos estar alertas.

reduzindo a área de risco

  1. se possível, delete sua conta completamente. eu desativei todas as minhas contas inutilizadas, criadas ao longo do tempo.
  2. delete informações de que não necessita mais: pense em tuites antigos e posts de facebook. se está em grandes grupos de slack, também.
  3. desabilite todas as configurações padrão nos apps e sites que você usa, como trackers de propagandas, compartilhamento automático, localização e acesso a contatos. muitos usuários não customizam as configurações, e as grandes companhias continuam lucrando com isso.
  4. mude suas senhas para que sejam únicas e difíceis de serem quebradas. recomendo o 1password, e o lastpass como uma boa alternativa gratuita.
  5. ative a autenticação em duas etapas. faça isso com um autenticador ou uma chave física FIDO. se possível, remova seu número de telefone.
  6. defina as configurações do seu navegador para habilitar HTTPS, e desabilite trackers. instale bloqueadores como uBlock Origin e Privacy Badger para maior reforço.
  7. arranje alguma recompensa pra si, pois todo esse processo é entediante demais.

daqui em diante, é manter bons hábitos.

forneça o mínimo possível de informações para usar um determinado site

quando serviços solicitam dados como sua data de nascimento, evite passá-los. em metade dos casos, o formulário é validado sem a necessidade de tal informação. na outra metade, é possível usar uma data falsa. a menos que esteja renovando seu RG, esta informação não deve ser estritamente necessária. o mesmo para quando apps pedem sua localização — acontece que ele continuará funcionando sem esta informação!

invente alguns @

tenho uma conta no Yelp usando um dos meus usernames. quero apoiar pequenos negócios e o faço sem comprometer minha privacidade. fica fácil descobrir a região de residência de alguém com base em alguns poucos dados.

faça buscas por você mesmo usando janelas privativas

a cada 2 meses, preste atenção em seus registros e passos públicos. sites de buscas de pessoas aparecem com frequência, e podem não apenas comprometê-lo, mas a sua família também. tente combinações como seu nome completo, nome, local de trabalho, e qualquer outro tipo de username já utilizado.

uma última — porém importante — coisa

aqueles que nos causam mal são pessoas comuns. este é um lembrete para jamais passar informações pessoais de outras pessoas adiante. pergunte a si mesmo, “por que esta pessoa está pedindo informações de outras para mim, em vez de diretamente a elas?”. isso é tão importante que vou repetir:

pelo amor, não repasse nenhuma informação que não seja sua.